05 março, 2008

O que é Design? Parte I

Você já repetiu tantas vezes uma palavra que teve a sensação de que ela perdeu o sentido? Isso acontece bastante em relacionamentos. Quando gostamos muito de alguém, queremos que essa pessoa se sinta segura. Assim, dizemos tantas vezes eu te amo, eu te amo, eu te amo, que num determinado momento, a repetição acaba gastando o sentimento da expressão. Aí, é hora de parar pra pensar e lembrar o que ela realmente significa.

Hoje em dia, temos a impressão de que ninguém mais lembra o significado de design. Uma palavra tão simples, que faz parte do nosso dia-a-dia de tantas formas diferentes. Você assiste a um comercial que fala do novo design da escova de dentes, lê um anúncio do novo design do carro, vê o rótulo da água mineral fazer alarde do novo design da garrafa. Mas será que design é só isso? Uma roupa nova?

Existe uma máxima do design que diz que a forma é a função. Ou seja, o design não é só a roupa nova, mas também a preocupação para que serve essa roupa. Uma preocupação importante. A roupa que se usa para ir a um casamento não é a mesma que se usa para ir à praia. Mas não estamos esquecendo de alguma coisa? Será que não existe um pequeno universo entre o conceito de forma e o conceito de função?

E quanto à função do próprio design? Pra que ele serve? Design é uma profissão? Design é uma atividade econômica? Design é arte? Design é entretenimento? Design pode ter uma função social? Design pode não ter uma função? Design pode ser fantasia? Design pode ser otimismo, esperança e bom humor?

Todas essas perguntas são muito importantes, e cada uma delas tem muitas respostas. Quem tem interesse em design deve encontrar a sua própria resposta. Mas, se procurarmos todos juntos, tudo pode ficar mais fácil.
Um apaixonado nunca pode esquecer o que significa eu te amo.

[texto retirado de uma instituição de ensino]

Um comentário:

Anônimo disse...

bacana ^^
eu sempre vi design como a ferramenta q serve para formarmos oq achamos q ser util a nós ou outros, é a maneira de expressar a ideia q temos do uso q é possivel pra algo ou pra um material...
não tinha isso em palavras até agora hehe
mas me incomoda um pouco a pre-determinação q algo tem akele uso e nunca pode ser modiifcado, gosto de inovações, de poder criar novos usos pra algo...
imagine se não tivesse uma roupa "certa" pra ir em casamentos...
seria estranho, mas as pessoas seriam mais livres, oq eu prefiro \o/
e grande parte disso é cultural...
eu vejo design como colocar parte de nos em uma material...
e na minha visão isso não pode ser feito utilizando conceitos culturais a não ser q eles realmente sejam tb parte da nossa personalidade...
não sei se consegui expressar bem, mas tenho quase certeza q fui chato, então deculpa rsrs
mas enfim, é isso q eu acho ^^
bjo e abraço