29 novembro, 2006

Dor

..."Experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada a lesão real ou potencial dos tecidos. A dor é sempre subjetiva. Cada indivíduo aprende a aplicação do sentido através de experiências relacionadas com lesões anteriores.É uma sensação em uma ou mais partes do organismo mas sempre é desagradável, e portanto representa uma experiência emocional.Podemos considera-la como fenômeno ‘biopsicossocial’ que resulta de uma combinação de fatores biológicos, psicológicos, comportamentais e sociais."

Certo dia um amigo meu disse: "Algumas pessoas reclamam de tão pouco, como uma dorzinha de cabeça, sem pensar que muitas pessoas já passaram por algo bem maior e pior, e não reclamam tanto assim."

Eu: "Você tem que entender que algumas pessoas não tem ponto de vista de dor maior. Pra elas uma dorzinha de cabeça é uma dor suficiente a ser reclamada."

Sem muitos conhecimentos ou explicações técnicas e cientificas sobre o assunto. Mas visando o contexto acima, poderia concluir que quanto maior ou constante for a dor, gradualmente modificamos os conceitos. E uma "trivial dor" não seria sentida ou indagada. Pensando bem, isso pra mim tem um pouco de fundamento, ao lembrar das mais diversas, possiveis e constantes dores já sentidas durante longos periodos da vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

obviamente falando de minhas experiencias pessoais, eu acho q a gente se acostuma com uma dor qdo passa por ela, e qdo ela vem de novo, ja sabemos oq esperar e até onde ela vai, por isso pode parecer menor...
pelo menos comigo é assim ^^'
não importando se a dor é fisica ou emocional, qdo passo pela mesma dor q segunda vez, ja estou acostumado e é como se sentisse menos a dor...
felizmente pra mim, talvez infelizmente na visão de outros, não chego ao nivel de nem sentir a dor qdo é emocional...
deixar de sentir algumas dores pode ser perigoso...
bjos ^^

Anônimo disse...

Nosso limiar de dor aumenta a cada vez que a vida insiste em nos dar um murro bem no meio da cara... doer dói, claro, mas acho que nos "detona" menos... vida besta né? Tomar porrada, chorar, se reeguer e esperar a próxima....
Filosofia de "palmito" isso einh?
Bem, vc. deve ter notado que eu dei um golpe de judô no meu orkut (wasaris), até que durou bastante não é mesmo? Cansada Vanzinha, too much! But, I will survive again!
Continuo existindo somente para as pessoas que eu sei que são reais em minha vida, como vc.
Quero te ver o mais breve possível! Tô precisando de chorar, to precisando de colo, de conversa, de olho no olho....
Beijos no coração maninha!
Ti